Home / Notícias / BRASIL NOVO SEDIA ENCONTRO REGIONAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO
BRASIL NOVO SEDIA ENCONTRO REGIONAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO

O município de Brasil Novo está sediando de 12 a 14 de março o Encontro Regional de Atendimento Socioeducativo, organizado pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará – FASEPA com o objetivo de capacitar os municípios para a elaboração de um Plano Municipal de Medidas Socioeducativas.IMG_0772

Participam do evento os órgãos ligados a questão dos direitos dos adolescentes dos Municípios de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas, e Vitória do Xingu. Entre elas os Conselho da Criança e Adolescente (CMDCA), os Conselhos Tutelares, os Centros de Referência e Assistência Social (CREAS), os Centros de Assistência Social (CRAS), os Núcleos de Apoio a Saúde da Familia (NASF), as Polícias Civis e Militares e as Secretarias de Promoção Social e Assistência.

IMG_0785

Durante o Encontro, as técnicas da FASEPA, Silvia Gama e Jane Garepa Teixeira irão mostrar as “Etapas e os Procedimentos Metodológicos do Atendimento Socioeducativo”. Num primeiro momento serão trabalhados os conceitos e os princípios orientadores da atuação profissional. No segundo dia serão trabalhadas as “Metodologias” e as etapas da elaboração do “diagnóstico Municipal”, e no terceiro dia as etapas para a “elaboração dos Planos Municipais de Medidas Socioeducativas” e as orientações para a elaboração do Projeto Pedagógico, elaboração do Plano de Ação e como fazer a apresentação para o Município.

IMG_0820

Na abertura do evento, o senhor Virgílio Barbosa, coordenador da FASEPA, explicou qual o papel da instituição e como ela pode contribuir com a municipalização das medidas socioeducativas e sua implementação na região. “Os Municípios devem utilizar a rede de Assistência e de Proteção e Direitos, já existente e cabe aos governos do Estado e Federal dar o apoio técnico necessário, como capacitar os agentes municipais para implementarem a municipalização das medidas socioeducativas, através da construção do Plano Municipal que será elaborado a partir deste treinamento”, explicou.IMG_0778

A Conselheira Tutelar, Jesiane Sangiorgi, falou da importância pro município ter meios para receber os adolescentes envolvidos em atos infracionais e a coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Brasil Novo, Maria Aparecida, disse que o Município estava aguardando com ansiedade este treinamento para elaboração do Plano em prol dos direitos e deveres das crianças e adolescentes. A advogada Kelvia Alves representante do CREAS de Altamira, acrescentou que esta é uma oportunidade de fortalecer o Sistema Municipal de atenção aos adolescentes,  para atuarem na recuperação, através das medidas socioeducativas. “Isto é importante para que possamos oferecer melhores oportunidades de vida, para de  fato ajudar estes adolescentes”, afirmou.

IMG_0807

Representando a Secretaria de Promoção Social e Trabalho, Jociane Guedes, agradeceu a presença da FASEPA e ressaltou que a elaboração do Plano Municipal de Medidas Socioeducativas irá dar suporte aos jovens, para quando acontecer o ato infracional, os agentes municipais tenham plano a seguir para que possam ajudar na ressocialização destes jovens com sua família e a comunidade. O encontro que começou terça (12/03) contou com a presença do chefe de gabinete do Prefeito, Alexandre Lunelli, Janklei Pereira deu as boas vindas aos técnicos da FASEPA e dos Municípios vizinhos e parabenizou a Fundação pela iniciativa e pela proposta de construção do Plano Municipal de Medidas Socioeducativas.

IMG_0823

“Juntos Somos Mais Fortes”

ASCOM/PMBN Por Luis Henrique Silveira Fotos Cleyton Macario