Home / Notícias / DIA 18 DE MAIO DIA DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DIA 18 DE MAIO DIA DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

DIA 18 DE MAIO DIA DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Araceli Cabrera Sánchez Crespo foi uma criança brasileira assassinada em 18 de maio de 1973. Seu corpo foi encontrado somente 6 dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de violência e abuso sexual. Os principais suspeitos, Paulo Constanteen Helal e Dante Michelini, pertencentes a famílias influentes do Espírito Santo, foram condenados pelo crime em 1980. No entanto, em novo julgamento, em 1991, os reús foram absolvidos após extensivo reexame do processo.

Em 2000, o Congresso Nacional instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na data da morte de Araceli.

th

O Município de Brasil Novo, este ano realizou uma atividade diferente para participar da Campanha Nacional de Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. De 29 de abril a 17 de maio foram realizadas várias palestras nas escolas do Município, na área urbana e rural. No sábado as equipes do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes irão distribuir materiais informativos na Feira do Agricultor e nos principais pontos comerciais de Brasil Novo.
DSC_0897

Durante os encontros as crianças identificaram as situações que as tornam vulneráveis, quais os prováveis abusadores e como agem para incutir medos e se aproveitar da inocência delas. Elas aprenderam que devem dizer “Não” e denunciar para os pais, professores e através do disque-denúncia 100, e os telefones das entidades locais: Conselho Tutelar (Fone 99138-0610), 190 da Polícia Militar e Rodoviária Federal.
No final das palestras foi explicado o papel das instituições para garantir os direitos das Crianças como o Conselhos Tutelar, o Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), CRAS, CREAS, e a Polícia para ajudá-las
E este trabalho já começou a surtir efeitos, pois logo após as palestras, em uma das escolas ocorreram quatro denúncias.

 

GOVERNO POPULAR

Juntos Somos Mais Fortes

ASCOM/PMBN Por Luis Henrique Silveira

Deixe uma resposta

Seu email nao sera publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top