Home / Notícias / SEMUTS PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO PARA O SISTEMA DE BUSCA ATIVA DO SELO UNICEF
SEMUTS PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO PARA O SISTEMA DE BUSCA ATIVA DO SELO UNICEF

SEMUTS PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO PARA O SISTEMA DE BUSCA ATIVA DO SELO UNICEF

Brasil Novo faz parte dos mais de 640 municípios que aderiram à terceira edição do SELO UNICEF, o que significa mais de 80% da Amazônia Legal Brasileira mobilizada para promover, garantir e realizar os direitos de crianças e adolescentes. O Secretário de Trabalho e Promoção Social (SEMUTS)), Oilicato Alves, e a coordenadora do  Comitê Gestor Local do Selo Unicef, em Brasil Novo, Andreia Santana, participaram do 4º Ciclo de Capacitações do Selo UNICEF, nos dias 14 e 15 de maio em Santarém.

WhatsApp Image 2019-05-16 at 12.45.14

O evento reuniu, aproximadamente, 60 pessoas entre secretários municipais de Assistência Social, articuladores, representantes de Conselhos de Direito de Crianças e Adolescentes e dos Conselhos Tutelares, dos municípios de Brasil Novo, Curuá; Novo Progresso; Senador José Porfírio; Óbidos; Prainha; Porto de Moz; Placas; Vitória do Xingu; Terra Santa;  Oriximiná; Santarém e Belterra.

2295_4ciclodecapacitacaoselouniceffotoronaldoferreira45

O 4º Ciclo de Capacitações do Selo UNICEF discutiu o Sistema de Garantia de Direitos e estratégias de prevenção de homicídios, trabalho infantil, abuso e exploração sexual. O oficial de educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância Unicef, Angelo Damas destacou que o objetivo do ciclo foi fortalecer as estratégias nos municípios para garantir a proteção a criança e adolescentes da assistência social e seu alinhamento com saúde e com educação, em toda rede de atendimento do sistema de garantia de direitos. “Esse período se encerra em relação ao 4º ciclo nesta quarta-feira, mas as ações que os municípios precisam desenvolver vão até março de 2020. Até este mês eles precisam comprovar dentro dos sistemas do Unicef como desenvolveram suas ações baseadas em 9 resultados sistêmicos diversas ações de validação que levam a certificação internacional pelo selo Unicef”, explicou.

WhatsApp Image 2019-05-16 at 12.45.14 (1)

A coordenadora do Selo no Município, revelou que Brasil Novo, de sete quesitos que estavam ruim (ou seja em vermelho)  já se conseguiu avançar em cinco e faltam dois para ficar em dia. Entre eles é a distorção aprendizagem série e o outro é a questão da obesidade. Para resolver o primeiro problema a Secretaria de Educação irá aplicar e uma prova de evolução de série, nos alunos que estão com defasagem para avaliar se eles podem avançar de ano

Para o segundo problema, que é a obesidade, a nutricionista irá orientar as merendeiras para não deixar as crianças repetirem e também SERÃO realizadas palestras para os pais, para mudarem os hábitos alimentares. Segundo Andreia, Foi informado que Brasil Novo possui 2198 crianças estão acima do peso. Para verificar o peso dos alunos será feita uma repesagem. com ajuda dos Agentes comunitários de Saúde, para em agosto, poder comparar os resultados para ver se houve redução.

 

ADMINISTRAÇÃO POPULAR

Juntos Somos Mais Fortes

 

ASCOM/PMBN Por Luis Henrique Silveira fotos divulgação

 

 

Deixe uma resposta

Seu email nao sera publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top